Depois de três semanas da ultima postagem, finalmente venho registrar como anda o processo de elaboração do nosso Projeto de Conclusão de Curso. Nesse período, eu (Otacílio) venho me dedicado a fazer a pesquisa histórica sobre o Elevador Lacerda.
No dia 29 de junho, encaminhei um ofício à Gerente de Arquivo Histórico da Fundação Gregório de Matos, pedindo-lhe permissão para consultar os arquivos históricos de mapas, fotografias e recortes de jornal, durante os meses de Julho a Outubro.
Na semana seguinte, dia 5 de julho, fiz a primeira visita realmente produtiva a FGM. Consegui aproximadamente 57 recortes de jornal sobre o Elevador Lacerda, que vão do ano de 1956 até 2003. Através destes recortes é possível traçar um bom panorama da evolução histórica de nosso objeto de trabalho, tendo algumas ótimas contribuições para entendermos algumas curiosidades sobre os costumes da cidade antes da construção do Elevador Lacerda e também sobre a vida de seu idealizador. Dentre as matérias de jornal, destacam-se:
- "Antes do Elevador Lacerda - 'Quer cadeira senhor?'" (13/12/2003) - Waldir Freitas de Oliveira;
- "Tecnologia baiana começou com o elevador de Lacerda" (07/12/1973) - Waldir Freitas de Oliveira;
- "Elevador Lacerda é considerado patrimônio da arquitetura moderna" (12/09/1997);
- "Elevador Lacerda faz 124 anos" (8/12/1997) - Bruno Quintanilha;
- "Os 21 anos de glória do nosso Parafuso" (8/12/1993) - Mauricio Sotto Maior
Além dos recortes de jornal, fiz uma pesquisa sobre Antônio de Lacerda, idealizador do projeto do elevador que liga a cidade baixa a cidade alta. A vida de Antônio Lacerda pode ser conhecida através do livro que traz seu próprio nome, de autoria do prof. Waldir Freitas de Oliveira, editado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal da Cidade do Salvador, em comemoração ao centenário do elevador, em 1974. Embora possam haver alguns erros históricos neste livro, indicados pelo próprio autor em uma matéria escrita para o jornal A Tarde de 19 de dezembro de 1993, ainda assim mostra-se como uma ótima referencia a ser consultada.
Durante este tempo tenho me dedicado a leitura destes periódicos e deste livro. Também fiz uma leitura do livro Evolução Física de Salvador, para entender como se deu o processo de evolução da cidade, principalmente no que envolve a relação entre cidade alta e cidade baixa.
a partir desse levantamento inicial, está sendo feito um roteiro para aprofundamento da pesquisa com entrevistas e informações que poderão ser incluídas no multimídia. Esse estudo inicial já é o bastante para desenhar um esboço da arquitetura de informação. Quando estivermos com esse rascunho definido, pretendemos entrar em contato com pessoas da área de história para que possamos conversar e checar se será preciso fazer alguma melhoria no projeto.