Tirei a manhã para procurar qual o órgão municipal e a unidade responsável pela administração do Elevador Lacerda. O primeiro passo foi entrar no site da Prefeitura Municipal do Salvador. Na coluna lateral direita do site, tem uma relação de secretarias. A que me pareceu mais adequada para buscar informações foi a SETIN - Transportes e Infra-Estrutura. Pra conseguir o telefone, bastei ir no site do Salvador Atende, mas não ajudou muito, não era lá e a atendente achou tão estranha a ligação que parecia desconhecer a existência do elevador Lacerda e a relação que fiz com a secretaria. Mas, tentando ajudar, me encaminhou para o Gabinete do Prefeito. Ai sim, entendi o espanto da atendente quando falei que tava procurando o órgão responsável pelo elevador. Resolvi então arriscar mais uma vez e ligar para o 156. Depois de explicar o que queria, fui encaminhado para STP - Superintendência de Transporte Público. Finalmente, sucesso, era esse o órgão, só daria um pouco de trabalho descobrir qual a unidade. Depois de ser transferido entre alguns setores que nem lembro mais as siglas, caí no GURBE. Sim, era ali, ou quase... mas já tava perto. Mais um telefonema e pronto, consegui o nome e o telefone do responsável pelo Elevador Lacera.
Frustração: Não consegui nada, que não fosse o endereço do site da STP. ¬¬
Nada de nome de arquiteto responsável, plantas, fotos... nada... mas, vou tentar ligar depois, disfarçando a voz. =P
25 agosto 2006
Empurra Empurra
22 agosto 2006
Forte São Marcelo
Hoje fiz uma visita ao Forte São Marcelo, para conhecer as aplicações multimídia que integram esse espaço cultural.
A seção de multimídia é composta por computadores nos quais o visitante podem navegar por algumas aplicações sobre o forte, a cidade do Salvador, fortificações no mundo, batalhas ocorridas na Bahia, outras fortificações de salvador, além apresentações de fotos antigas divididas em algumas categorias.
A aplicação sobre o Forte São Marcelo está disponível para compra no próprio local, por R$20,00. Conversei com os responsáveis pelo setor e com o Coordenador Administrativo do forte, porém não foi dada nenhuma possibilidade de conseguir uma cópia da aplicação multimídia, tão pouco de telas capturadas, para compor nossa analise de similares.
ah... esqueci de dizer... não encontrei a cigana no mercado modelo... queria tirar uma foto.
18 agosto 2006
"...vou para Bahia"
Outra fonte consultada hoje Salvador - História Visual, publicação do Correio da Bahia com textos de Cid Texeira.
17 agosto 2006
Pesquisa
Hoje, 17/08, fui na Biblioteca Central fazer a pesquisa no setor de Documentação Baiana. Encontrei o livro da professora Consuelo Novaes Sampaio e um caderno do Correio da Bahia com uma matéria muito interessante sobre o Elevador Lacerda e seu idealizador. Também fiz uma pesquisa fotográfica no acervo da DIMAS, encontrei duas fotos. Não pude consultar todo o acervo pois o responsável pelo setor não se encontrava e também porque as fotos não estão organizadas, devido a pouca procura neste acervo.
... Continuando
No inicio deste mês tivemos a reunião com Waldir Freitas de Oliveira às 13h na Fundação Cultural do Estado da Bahia. Marcamos esse encontro com a intenção de esclarecer algumas duvidas sobre a história do Elevador Lacerda e submeter nossa pesquisa a avaliação. Sendo ele uma das principais referencias e autor de vários artigos em jornais e publicações sobre o assunto, editadas pela Fundação Gregório de Matos e pela Prefeitura Municipal, pensávamos que poderia nos indicar fontes de pesquisa e curiosidades pouco conhecidas sobre o elevador.
Mas, infelizmente, conforme as palavras dele, toda a ajuda que ele poderia nos fornecer, já havia sido publicada por ele mesmo, era só buscar essas fontes. Para não dizer que demos viagem perdida, ele nos indicou um ótimo livro, de Consuelo Novaes Sampaio, (50 Anos de Urbanização - Salvador na Bahia no Século XIX) lançado ano passado:
O livro da Professora Consuelo Novais Sampaio, da Universidade Federal da Bahia, é resultado do projeto de pesquisa Serviços Urbanos e Movimentos Sociais na Bahia: 1846-1900, vencedor da primeira edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares. O projeto mostra as transformações ocorridas em Salvador com o surgimento dos primeiros serviços de transporte coletivo, abastecimento de água, saneamento e iluminação. O estudo revela que a construção da rede de serviços urbanos em Salvador na segunda metade do século XIX foi em grande parte realizada mediante uma bem sucedida parceria entre governo e iniciativa privada..." (fonte)Bem, concluindo... o encontro levou apenas 3 minutos, mas conseguimos uma fonte bastante interessante para nossa pesquisa.
02 agosto 2006
Espera
Após algumas horas de espera, um dos funcionarios responsavél pela segurança do prédio me indicou quem era. Fui estabelecer contato.... ou tentar. Me apresentei, disse quem era, de onde era, o que fazia (a que cadeira pertencia) , no que estava trabalhando e, finalmente o que queria com ele e como poderia me ajudar.
Por ter acabado de sair de uma reunião que havia durado a tarde toda e se estendido até as 19h, não pode me dar a devida atenção. No entanto, por intermédio de sua esposa, marcamos uma entrevista na terça-feira seguinte (01 de agorsto).
continua...