No inicio deste mês tivemos a reunião com Waldir Freitas de Oliveira às 13h na Fundação Cultural do Estado da Bahia. Marcamos esse encontro com a intenção de esclarecer algumas duvidas sobre a história do Elevador Lacerda e submeter nossa pesquisa a avaliação. Sendo ele uma das principais referencias e autor de vários artigos em jornais e publicações sobre o assunto, editadas pela Fundação Gregório de Matos e pela Prefeitura Municipal, pensávamos que poderia nos indicar fontes de pesquisa e curiosidades pouco conhecidas sobre o elevador.
Mas, infelizmente, conforme as palavras dele, toda a ajuda que ele poderia nos fornecer, já havia sido publicada por ele mesmo, era só buscar essas fontes. Para não dizer que demos viagem perdida, ele nos indicou um ótimo livro, de Consuelo Novaes Sampaio, (50 Anos de Urbanização - Salvador na Bahia no Século XIX) lançado ano passado:
O livro da Professora Consuelo Novais Sampaio, da Universidade Federal da Bahia, é resultado do projeto de pesquisa Serviços Urbanos e Movimentos Sociais na Bahia: 1846-1900, vencedor da primeira edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares. O projeto mostra as transformações ocorridas em Salvador com o surgimento dos primeiros serviços de transporte coletivo, abastecimento de água, saneamento e iluminação. O estudo revela que a construção da rede de serviços urbanos em Salvador na segunda metade do século XIX foi em grande parte realizada mediante uma bem sucedida parceria entre governo e iniciativa privada..." (fonte)Bem, concluindo... o encontro levou apenas 3 minutos, mas conseguimos uma fonte bastante interessante para nossa pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário