Hoje fui na Faculdade de Arquitetura da Ufba procurar a tese de mestrado de Gláucia Trinchão, "'O Parafuso': de meio de transporte a cartão postal". Pela rápida olhada que dei, é um trabalho bastante completo, e que deveria ter sido encontrado há um mês. Não teremos tempo de fazer a leitura completa até o prazo para elaborar a arquitetura de informação do nosso multimídia. Mas será muito importante na elaboração do conteúdo.
As primeiras coisas que olhei foram as fontes iconográficas. A autora cita dois locais, dos quais desconhecia a existência. O primeiro é o acervo da COELBA-DIDO (Divisão de Documentos), que documenta todo o processo de construção do novo Elevador Lacerda. Pretendo procurar este local amanhã. A segunda fonte é o CEAB (Centro de Estudos da Arquitetura Baiana) na Faculdade de Arquitetura da Ufba (FAUFBA). Estive lá hoje também, mas a biblioteca está fechada por falta de funcionários e, segundo a coordenadora do setor, só deve voltar às atividades no mês de dezembro.
Neste trabalho também constam fontes de plantas arquitetônicas. A promeira é uma epresa no Rio de Janeiro, a qual possui plantas e documentos que compõem o projeto de construção do 'novo Elevador Lacerda'. A outra fonte para é a já conhecida Fundação Gregório de Matos, que não disponibiliza esse acervo para o público.
04 setembro 2006
"O Parafuso"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário